SEGURO DESEMPREGO WEB – Requerimento, Empregador WEB

Foi criado o mais novo recurso, que permite que o próprio trabalhador, efetue o requerimento do benefício através do Seguro Desemprego Web 2019, pela internet, de uma maneira extremamente rápida, pratica e completamente segura.

O seguro desemprego, é o direito que todo trabalhador, que tenha dispensado sem justa causa, assegurando que o trabalhador continue recebendo um salário, por alguns meses após sua demissão.

Nesse artigo, você irá conferir como funciona o procedimento do seguro desemprego e como realizar o acesso ao portal que ajudará a todos os beneficiários a dar entrada no seguro pela web. Veja Agora!

O que é o Seguro Desemprego Web?

SEGURO DESEMPREGO WEB 2019Normalmente o requerimento do seguro desemprego, é feito pelo empregador, pois a responsabilidade é da empresa, informar ao Ministério do Trabalho, quando um de seus funcionários é desligado da mesmo e deverá então receber o benefício.

Se não ocorrer este requerimento, o trabalhador que tenha sido demitido, não terá direito de receber o seguro desemprego, mesmo que ele compareça aos postos de atendimentos responsáveis para a solicitação do benefício.

E para isso foi criado, o Seguro desemprego web, pelo próprio Ministério do Trabalho, com o desejo de garantir que todos os trabalhadores, tenham o direito ao benefício, e que consigam receber todas as parcelas depois de sua demissão.

Empregador WEB

A ferramenta chamada Empregador Web, possibilita a empresa preencher um formulário, onde ficará salvo em um banco de dados, do próprio MTE, e o documento não necessita ser impresso e nem mesmo ser entregue para o trabalhador.

SEGURO DESEMPREGO WEB 2019

A utilização do Empregador Web, é obrigatório para o seguro desemprego, fazendo com que atualmente, os trabalhadores não recebam mais um monte de papéis para efetuar a solicitação do benefício, bastará que o próprio empregador faça o requerimento via internet.

O trabalhador que tenha sido demitido, terá somente de comparecer em um dos postos de atendimento, com a carteira de trabalho e documento de identificação e as parcelas poderão ser sacadas ou depositadas, caso tenha uma conta na própria Caixa Econômica Federal.

Como fazer o requerimento do seguro desemprego 2019

Para que o empregado consiga efetuar o saque do valor que será estipulado, de acordo com regras cabíveis a sua situação, a empresa necessita fazer o requerimento deste benefício.

Empresas cadastradas do Empregador Web que possuem o acesso a essa ferramenta, e permitindo que seja feita a realização do seguro-desemprego online. Veja a seguir o passo a passo para solicitar o requerimento do beneficio:

SEGURO DESEMPREGO WEB 2019


Passo 01: O próprio empregador deverá entrar no site do Empregador Web, através do endereço: www.mte.gov.br utilizando seu certificado digital.

Caso o certificado digital não esteja conectado ao computador, a própria página vai informar que a conexão não é segura, porém, basta selecionar a opção “avançar” e em seguida, clicar no link que estará indicado bem no final da página e ser novamente redirecionado para o site.


Passo 02: A empresa, para conseguir realizar o cadastro, terá de clicar sobre “cadastro de gestor”, preencher os dados que serão solicitados, e depois as informações da própria empresa, como número de CNPJ, razão social e o endereço completo.


Passo 03: Depois será o momento de informar os dados do gestor, ou seja, a pessoa que seja responsável pelos requerimentos dos seguros desempregos da empresa em questão.


Depois de finalizado o cadastro, o gestor já terá o acesso para todas as ferramentas que são apresentadas pelo Seguro Desemprego Web.

É possível solicitar o agendamento do seguro desemprego online. Depois de ser orientado pela empresa, todo trabalhador, que tenha o direito ao benefício, pode efetuar o agendamento, com data e hora, para um dos postos de atendimento, pela própria internet.

Basta acessar o endereço disponível acima e verificar se o seu município, é possível efetuar o agendamento da solicitação, sem a necessidade de enfrentar as enormes filas.

Modalidades para pagamento

Nesse tópico iremos falar de cada uma das 5 modalidades diferentes de seguro desemprego, são elas:


Trabalhador formal: O seguro desemprego para trabalhador formal, possui diferentes regras para o pagamento do seu benefício, podendo ser estendido de 3 a 5 meses, com os valores que condizem com os últimos salários que o trabalhador recebeu.


Bolsa de qualificação profissional: Essa é uma das mais recentes modalidades, permitindo que o empregador possa suspender o contrato de trabalho do empregado, enquanto ele estiver cursando um curso de qualificação profissional especifico para sua função.


Pescador artesanal: Esse é o seguro desemprego para quando ocorre a paralisação da pesca, durante o defeso, que é a época de reprodução dos peixes de determinada região. E assim os pescadores artesanais não ficam sem nenhuma renda.


Empregado doméstico: Uma conquista recente, assegurando os empregados domésticos, que estejam devidamente registrados e que sejam demitidos sem justa causa, e que tenham contribuído com o INSS ao menos 15 meses antes da demissão.


Trabalhador resgatado: Mesmo que pareça absurdo, ainda existem pessoas trabalhando em situação análoga à escravidão. E esses trabalhadores, que forem resgatados, nessas condições, terão o direito do seguro desemprego até conseguirem voltar para o mercado formal.


Nesse artigo tentamos esclarecer tudo que envolve o Seguro Desemprego Web, mas caso ainda tenha alguma dúvida é só deixar um comentário logo abaixo que respondermos assim que for possível. Boa sorte!